Siga-nos
Topo

Galeria de Arte abre duas mostras sobre a arte fotográfica

Aproveitando a vinda do pesquisador Philippe Dubois à Unicamp, a Galeria do Instituto de Artes (Gaia) inaugurou na quinta-feira (3) duas mostras com o uso da fotografia e o processo de revelação como arte. As exposições “Sorte revelada, Descaminhos e descobertas” e “Recapturas em gestos” podem ser visitadas até 11 de setembro.

Em tempos de consolidação da fotografia digital para além das máquinas especificas para esse fim, o uso de técnicas que remontam ao século 19 pode trazer um novo olhar sobre o processo fotográfico. A exposição “Sorte revelada, Descaminhos e descobertas”, que está na sala 1 da Gaia, traz materiais produzidos pelo projeto Imagineiro . Roger Sassaki, organizador e pesquisador do projeto, criou o grupo a partir de um projeto de pesquisa e experimentações sobre esses processos de fotografia, realizado no seu ateliê em São Paulo e da realização de oficinas, sendo difundidas em seu blog.

O material presente na mostra foi produzido pelos métodos de placa úmida de colódio, onde a nitrocelulose obtida a partir do algodão é diluída em éter e álcool. As imagens produzidas são feitas artesanalmente por meio da ambrotipia (desenvolvida na década de 1850, onde a imagem positiva é aplicada sobre placas de vidro), e da ferrotipia (processo em que a imagem positiva é criada diretamente sobre uma chapa de ferro revestida com esmalte).

http://www.unicamp.br/

You must be logged in to post a comment Login

Mais em Arte