Siga-nos
Topo

Síndrome de Irlen – diagnóstico e tratamento

A Síndrome de Irlen é uma doença rara que causa dificuldade de leitura e aprendizado devido à sensibilidade extrema a certas ondas de luz. Pouco conhecida no Brasil, a correção pode ser feita por meio do uso de lentes coloridas, segundo o Instituto Irlen, da Califórnia. Estas lentes servem como “filtros” que facilitam a leitura.

Entretanto, de acordo com Maria Augusta Montenegro, neuropediatra do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, os sintomas são vagos e muitas vezes similares à dislexia, ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou mesmo enxaqueca. Além disso, os custos para a aquisição e manutenção desses óculos especiais são extremamente caros.

“Dificuldade escolar gera alto grau de ansiedade nos pais e a família fará praticamente qualquer coisa para que um filho melhore o desempenho escolar. Não há comprovação cientifica sobre a eficácia das lentes coloridas no tratamento da Síndrome de Irlen”, alerta a especialista da FCM da Unicamp.

http://www.unicamp.br/

You must be logged in to post a comment Login

Mais em Medicina