Siga-nos
Topo

Jantar harmonizado com vinho às cegas

A comida e o vinho são patrimônios imateriais que solidificam as relações humanas. Com este viés, o Restaurante e Empório Luigi Pietro promoveu, no dia 20 de julho, um jantar harmonizado com cinco rótulos de vinhos às cegas. O proprietário e entusiasta da boa enogastronomia Luiz Alano juntamente com o sommelier Fábio Cardoso ciceronearam com extrema cortesia os participantes do evento, que logo na entrada receberam as boas vindas degustando um excelente espumante através do método champenoise. O jogo começou. As garrafas envoltas de papel alumínio mantinham o mistério e o clima de adivinhação e descontração do jantar.

O grupo seleto e vibrante já à mesa, com um mise em place harmonioso, dinâmico e contemporâneo, recebeu o segundo vinho da noite, um branco agradável, cítrico com notas de abacaxi e maçã verde, que fez muito sucesso entre os presentes. Na sequência um vinho tinto agradável e com taninos leves que acompanhou o prato de entrada um Cappelletti in Brodo recheado com frango, um clássico italiano servido com um visual delicado.

Na continuação dos tintos, foram apresentados dois rótulos que bagunçaram um pouco a cabeça dos presentes, com a variedade de palpites de uvas e países dos mais diversos do globo terrestre, o “quebra-cabeça” vínico estava formado. O vinho e a comida já são elementos unificadores da humanidade, com certeza essa é uma grande alternativa de reunir amantes da enogastromia e possibilitar novos vínculos e surgimento de grandes amizades.

O prato principal, Carneiro assado com Molho Demi glace e Risoto com aromas de Trufas foi harmonizado com um tinto mais encorpado, que lembrou grandes rótulos de vinhos do mundo. Foi um vinho estupendo ao paladar! A prática da “degustação às cegas” é uma estratégia bem interessante para superar preconceitos em relação a alguns rótulos. É uma boa técnica de aprendizagem para aqueles que estão começando a aprender sobre o vinho.

Participar de uma degustação às cegas é sempre uma oportunidade de fortalecer o conhecimento. E que também nos possibilita muitas vezes grandes surpresas, pois na falta de informações de um rótulo, aguçamos a percepção e com toda certeza acabamos rompendo paradigmas. Foi o que aconteceu nessa noite, principalmente entre os tintos, pois todos eram varietais de Merlot, e os quatro vinhos tiveram diversas possibilidades. E para desmistificar entre o grande público e mostrar que a vitivinicultura brasileira produz vinhos com qualidade e reconhecimento internacional, só um dos vinhos foi um chileno, todos os outros são nossos, da vinícola Pizzato. E para espanto de todos, o melhor vinho da noite é um brasileiro.

A vinícola Pizzato com sede no Rio Grande do Sul não é tão conhecida do grande público, mas tem orgulho em produzir grandes rótulos, com qualidade, excelência e reconhecimento internacional, não só em premiações como pela crítica especializada. O Pizzato Merlot 1999, primeiro vinho elaborado pela vinícola, foi considerado o melhor entre todas as classes. Podemos sem sobra de dúvida afirmar que o melhor Merlot brasileiro é produzido pela Pizzato.

O sommelier Fábio Cardoso, responsável pelas escolhas da noite citou: “as pessoas de uma maneira geral não fazem ideia de um verdadeiro Merlot. Sedoso, porém intenso de sabor e macio. Existem muitos vinhos no mercado que não caracterizam o verdadeiro Merlot. O foco na escolha para essa degustação foram esses ‘verdadeiros’ Merlot que possibilitam grandes viagens. Com vinificação correta, graduação exata e acidez perfeita”

Os vinhos servidos às cegas na ordem foram: Fausto Brut Branco Tradicional; Pizzato Chardonnay 2016; Fausto Merlot 2015; Pizzato Merlot Reserva 2014; Casas del Toqui Reserva Merlot 2015; e Pizzato DNA99 Single Vineyard Merlot I.P.V.V. 2012. Para finalizar a harmonização, foi servido um Tiramisú, com o autêntico queijo mascarpone acompanhado do Giorgi Malvasia Dolce O.P. DOC.

Os pratos foram preparados pelo Chef Henrique Campos e pelo Sous Chef Guilherme Souza. O Empório Luigi Pietro além de ser um espaço enogastronômico, é um local para criar bons relacionamentos, ambiente agradável que te possibilita ricas experiências. Então o Brindo aconselha, reúna os amigos. Provem sempre boa comida e bons vinhos. Se vocês não conhecem o Luigi Pietro, não percam mais tempo. E nunca esqueçam. Brindô! A vida é sempre um brinde!

Chef Henrique Campos e Sous Chef Guilherme Souza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luiz Alano e Fábio Cardoso.

 

 

O prato de entrada, Cappelletti in Brodo recheado com frango.

 

O prato principal, Carneiro assado com Mol … mi glace e Risoto com aromas de Trufas.

 

 

 

 

Sobremesa, Tiramisú, com o autêntico queijo Mascarpone.

 

Vinho de sobremesa, Giorgi Malvasia Dolce O.P.

 

Serviço:

Empório Luigi Pietro

Rua Augusto Stresser, 420, loja 14 – Alto da Glória

Email:[email protected]

Telefones: (41) 99997-0486 / (41)3030-6565

You must be logged in to post a comment Login

Mais em Destaques