Siga-nos
Topo

Como manter o quarto das crianças livre de ácaros

Ácaros podem ser encontrados em colchões, tapetes, travesseiros, roupas de cama, bonecos de pelúcia, entre outros itens. Eles adoram ambientes úmidos e são responsáveis por diversas doenças alérgicas, respiratórias e de pele como asma, rinite e dermatite. São seres da mesma classe dos carrapatos, porém, não podem ser vistos a olho nu e se multiplicam com muita facilidade. É possível, por exemplo, encontrar cerca de até 100 mil ácaros em um metro quadrado de tapete.

Os sintomas de alergia ou problema respiratório por ácaro são: crise de espirros frequentes, que podem ser observada principalmente após adentrar um ambiente úmido ou sem janelas, coceira, coriza, irritação nos olhos e congestionamento do pulmão. Os ácaros não se limitam apenas a doenças respiratórias, algumas espécies podem causar problemas de pele. Os cravos de pele também são causados por esses insetos.

A melhor forma de combater esses micro insetos é se prevenir tornando rotina alguns processos de limpeza e higiene para garantir que eles não terão chances de habitar o quarto das crianças. Anote as dicas para afastá-los da sua casa e mantenha sua família em segurança.

Capa para colchões e travesseiros: aliada no combate aos ácaros

Uma das formas de se proteger dos ácaros é forrando os colchões e travesseiros com capas protetoras. Essas capas devem estar limpas, higienizadas e serem lavadas e trocadas com frequência. Providencie sempre uma capa de travesseiro extra para garantir a troca enquanto a outra está na lavagem e atente-se ao tempo entre uma lavagem e outra.

Janelas abertas para maior circulação de ar e um ambiente sempre arejado

Os ácaros adoram ambientes úmidos e com pouca ventilação. Esse tipo de ambiente é propício não só para a habitação de ácaros, mas para a rápida proliferação deles. Com o tempo mais frio, temos o mau hábito de deixar todas as janelas e portas fechadas para evitar a entrada de correntes de vento, mas essa prática é um prato cheio para a infestação de ácaros. Procure deixar, ao menos durante o dia, as janelas abertas para a renovação do ar e arejamento do quarto. Isso ajudará a evitar a umidade, tornando o ambiente menos propícios para os insetos.

12_06_acaros3

Colchões, travesseiros e tapetes devem tomar um ar para não proliferarem os ácaros

Crie o hábito de colocar os colchões, travesseiros e tapetes para fora de casa. Isso vai ajudar a arejá-los e manter tudo fresco e livre da umidade dos quartos. Reserve um espaço no seu quintal para deixar o colchão em pé e um varal para pendurar os travesseiros e tapetes. Essa rotina de cuidados vai ajudar a manter os ácaros longe e, por consequência, as crises alérgicas e respiratórias.

Aumente as trocas de roupas de cama para garantir o máximo de limpeza possível

Se você tem o hábito de trocar as roupas de cama de quinze em quinze dias, por exemplo, antecipe as trocas para que ocorram semanalmente. Dessa forma, os ácaros não terão chances de ter um ambiente úmido para habitar.

12_06_acaros

Produtos antiácaros: receitas caseiras e industrializadas ajudam a amenizar problemas

É possível encontrar no mercado hoje em dia sprays com composições que matam os ácaros e aliviam os ambientes propensos. Há também uma receita caseira que é capaz de reduzir um grande volume de insetos de uma única vez. Ela consiste na mistura de vinagre branco e álcool e deve ser espirrada em locais propensos como: tapetes, cortinas, travesseiros, colchões, sofás, pelúcias, entre outros. Ao realizar o procedimento, é importante que as portas e janelas estejam abertas para garantir a circulação do ar e evaporação rápida do produto.

Se você tem cortinas nos quartos das crianças, deixe as janelas próximas sempre abertas para que os ácaros não fiquem nelas. Os bichos de pelúcia podem ser colocados em prateleiras altas onde a circulação de ar é melhor. Para reduzir os focos de proliferação de ácaros, tente evitar tapetes em todos os ambientes das casas e mantenha o chão sempre limpo com produtos específicos.

12_06_acaros4

Anotou as dicas? Aproveita para adequar todas para sua casa e garanta melhor qualidade de vida para toda a família. Esses hábitos ajudarão e deixar tudo sempre em ordem e as doenças respiratórias longe da sua casa e das crianças. Não se deixe influenciar pelo clima frio fechando toda a casa para evitar correntes de vento. Lembre-se que a circulação de ar não só é importante para manter os ambientes com tendência à umidade mais arejados, mas também de impedir a proliferação de vírus como o da gripe, por exemplo.

http://www.imovelweb.com.br/

You must be logged in to post a comment Login

Mais em Saúde e Bem Estar