Siga-nos
Topo

José Leopoldo Vieira recebe homenagem

Sem conter a emoção, José Leopoldo Vieira, terapeuta e doutor em psicomotricidade relacional, agradeceu o título de Vulto Emérito de Curitiba, entregue na noite de quinta-feira (8) em solenidade especial na Câmara Municipal de Curitiba. “Sinto-me honrado em receber a distinção do povo curitibano, sempre acolhedor, afetivo e guerreiro, representado aqui pelos vereadores”, destacou. “Foi esta terra fértil que me ajudou e ajuda a sedimentar e afirmar de modo diferenciado a análise corporal da relação e a psicomotricidade relacional como uma metodologia capaz de minimizar o sofrimento humano e maximizar possibilidades de sucesso na vida e de transformação social”, observou.

Ao dirigir-se ao vereador Tito Zeglin, autor da proposta, José Leopoldo disse que “o título tem um significado muito especial, pois me reporta às minhas andanças, onde fui semeando em várias cidades do Brasil e outros continentes a ressonância aqui encontrada, pela característica dos curitibanos, abertos a mudanças em busca de novas possibilidades para melhor viver”. Não conseguiu segurar as lágrimas ao mencionar as suas origens. Lembrou dos pais, qualificando-os como exemplo de honradez, bondade e capacidade de lutar pelo que dá sentido à vida.

Para ele, o título significa um dos pontos culminantes de 30 anos de trabalho com crianças, adolescentes e adultos, em instituições públicas e privadas em prol da qualidade de vida, da saúde emocional e do bem estar social. As experiências vivenciadas no dia-a-dia, lidando com a diversidade e singularidade de cada pessoa, cidade, estado e país, dificilmente aprendidas em nível acadêmico, transformaram seu espaço de trabalho em uma verdadeira “universidade de vida”.

Proponente da homenagem, o vereador Tito Zeglin, ao lembrar as diversas tribulações pelas quais passou o homenageado, citou uma frase do líder do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, Martin Luther King: “A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto, mas como se mantém em tempos de controvérsia e desafio”. Ele destacou que apesar das dificuldades vividas, José Leopoldo se tornou um dos nomes mais importantes na área da psicomotricidade, uma referência nacional.

A sessão solene contou com a presença do vereador Oscalino do Povo, Leslie Terezinha Canestraro Skroch, representando a secretária do Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; professor doutor Dalmir José Signori, diretor geral do Grupo Educacional Unippeo; Antônio Borges dos Reis, diretor da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos e ex-vereador; e Marcos Meier, comentarista do jornal Bom Dia Paraná, da RPC. Além deles, estava presente a diretora geral da faculdade SPEI, professora doutora Zita Ana Lago Rodrigues. Prestigiaram a solenidade amigos, familiares e alunos do homenageado.

O evento teve a participação do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) e OAB Paraná, sob regência da maestrina Ana Carolina de Paula. Na ocasião também foi exigido um vídeo de Eduardo Pimentel, vice-prefeito interino, parabenizando José Leopoldo pela homenagem.

Informações: CIAR – Centro Internacional de Análise Relacional, ou (41) 3343-6964(41) 3019-0109 e (41) 99967-3998 – Av. Sete de Setembro, 4476, Sobreloja, Batel Curitiba-PR

Atendimento à imprensa: Ana Maria Ferrarini – [email protected](41) 98442-3450

Fotos: Valter Oliveira​

Desenvolvido por CG Multimídia

You must be logged in to post a comment Login

Mais em News