Connect
To Top

Apaixone-se

Oriovisto Guimarães, professor e empresário.

 

Sempre que um novo dia amanhece e os nossos sentidos buscam captar as belezas que nos cercam, temos vontade de abrir as janelas da alma e inspirar com força a brisa fresca que brinca com a folhagem verde.

Sempre que um novo ano se apresenta fazemos planos para novas realizações. No entanto, muitos não abriram os olhos físicos para saudar o ano que se inicia ou termina, nem para contemplar o alvorecer do dia de hoje ou despedir-se do sol, quando o crepúsculo enfeita a noite com seu manto negro bordado de estrelas…

Mas você está vivo! E quando muitos não percebem sequer os canteiros floridos onde as borboletas bailam e o gramado se espreguiça, estendido como um tapete verde e macio, convidando a brincar…

E enquanto outros saem apressados para suas atividades do dia, sem se dar conta de que hoje é o nosso melhor momento, um poeta se deteve para escrever este belo conselho em forma de poema:

Apaixone-se pelo mistério que nos cerca, pelo ar que você respira, pelas árvores e pelas estrelas.

Olhe com atenção para as flores. A visão é antes uma ação do cérebro que dos olhos. Ouça o vento nas folhas, o canto dos pássaros e o tagarelar das crianças. ouvir é uma arte que depende mais da mente que do ouvido. Olhos e ouvidos são canais fantásticos que levam mensagens até você; eles serão inúteis se, em sua alma, não habitar a vontade de ver e de ouvir.

Apaixone-se por sua capacidade de se autotransformar para melhor. Você é um pouco Deus na exata medida em que pode, por sua própria vontade e determinação, construir uma pessoa melhor.

O caminho da perfeição é infinito, mas cada passo nesta estrada é fonte cristalina de pura felicidade.

Ninguém é tão miserável que não possa dar um primeiro passo na direção certa, assim como ninguém é tão perfeito que já não precise caminhar.

Apaixone-se pelo saber, devore livros, raciocine, converse com pessoas inteligentes, ouça boas músicas, olhe com atenção para as obras de arte.

Os artistas, os filósofos, os poetas, os cientistas veem, ouvem e sentem mais que a maioria dos homens, e é mister aprender com eles.

Pergunte, discuta, descubra, polemize, investigue, faça experiências. Dê o melhor de seu esforço em tudo o que faz. Ajude seu próximo e sua comunidade e descobrirá o verdadeiro significado das palavras “é dando que se recebe”.

Receberá em moeda divina, receberá em dignidade, sensibilidade, grandeza de espírito e amor-próprio.

Trabalhe com o cérebro e com as mãos. Transforme o mundo em um lugar melhor para se viver.

Não polua, proteja a natureza, conserte sua calçada, plante flores em sua casa e em sua rua.

Lembre-se sempre de que cada atitude sua, cada movimento seu, será sempre na direção do bem ou do mal. Seu, de seus semelhantes ou de seu mundo.

Apaixone-se pelo progresso, por sua capacidade de se transformar e de transformar o mundo.

Apaixone-se por uma pessoa que ainda vai nascer.

Uma pessoa capaz de fazer perguntas, como Aristóteles ou Platão, capaz de ouvir, como Vivaldi ou Verdi, capaz de ver a natureza, como Van Gogh ou Renoir e tantos outros, capaz de usar as mãos com a habilidade de um Rodin ou de um Michelangelo.

Apaixone-se pela tarefa de ser parteiro de si mesmo, pela missão de dar-se à luz por vontade própria.

Apaixone-se por você amanhã. Mas faça isso, enquanto é hoje…

*Oriovisto Guimarães é professor, empresário e um dos fundadores do Grupo Positivo.

www.positivo.com.br/

You must be logged in to post a comment Login

Mais em Destaques

  • ADEMI- Nova diretoria

    Autoridades, associados, presidentes e representantes de entidades de classe, empresários e convidados marcaram presença na solenidade de posse da nova diretoria...

    Iza Zilli21/02/2017
  • Cosy Home recebe Casa Sul

    No último dia 16 de fevereiro, a Cosy Home recebeu o brunch de lançamento da nova edição da revista Casa Sul....

    Iza Zilli20/02/2017
  • Os 90 anos de Aurora

    Um acontecimento importante. Uma senhora  completou 90 anos neste mês, filha caçula de uma das famílias paranaenses tradicionais, a qual contribuiu...

    Iza Zilli14/02/2017
  • Posse da nova diretoria da Ademi/Pr

    A atual presidente da Ademi/PR, Aline Perussolo Soares ao lado de Jacirlei Soares Santos, que vai comandar a associação até 2018....

    Iza Zilli10/02/2017
  • Criatividade em foco

    O jornalista Osni Bermudes Jr foi recebido pelo prefeito Rafael Greca, na última quarta-feira, 8, no intervalo da primeira audiência pública...

    Iza Zilli10/02/2017
  • Visita Ilustre

    A desembargadora Luislinda Valois Santos foi nomeada como Ministra do recém-criado Ministério dos Direitos Humanos no governo de Michel Temer. Ela...

    Iza Zilli07/02/2017
  • Ministra dos Direitos Humanos

    A desembargadora Luislinda de Valois foi nomeada, ministra dos Direitos Humanos. Natural de Salvador, ela se tornou, em 1984, a primeira...

    Iza Zilli03/02/2017
  • Arquiteta Priscilla Müller homenageia Joyce Pascowitch

    Joyce Pascowitch. A atmosfera e cor da Bahia são os fios condutores da vitrine assinada pela arquiteta curitibana Priscilla Müller para...

    Iza Zilli01/02/2017
  • Wilson de Araujo Bueno

    Na Saison ###### SHAKIRA EM DAVOS COM CHEF CURITIBANO ######## ###### PARABÉNS EM BELO HORIZONTE – CHEF SPETTACOLO EM MILÃO ######...

    Iza Zilli31/01/2017